terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gripe A - A (perigosa) Força da Comunicação Social

Há uns meses, quando a crise económica mundial atingiu o seu auge, o Mundo foi informado duma nova doença, um novo tipo de Gripe, que terá atingido uma mutação tal que passou dos suínos para os Humanos.

Pouco tempo depois da deteçao de alguns casos, a Organização Mundial de Saúde declarou que poderiamos estar perante uma pandemia, deixando em alerta o povo.
Ora, algum tempo depois observamos que este novo Virus de Gripe tem uma taxa de mortalidade inferior à da gripe normal, demorando, em média, 3 a 4 dias a ser curado.

Contudo, o alerta continua, a Comunicação Social entretém-se a relatar diariamente o n.º de novos casos em Portugal, omitindo a percentagem dos "antigos" casos que já foram totalmente ultrapassados.
Com esta atitude, a Comunicação Social tem alarmado a população (sobretudo a menos culta e mais sensacionalista...), criando um clima de discriminação ridícula nalgumas zonas (chegando-se ao ponto de pessoas que já tiveram o Virus não quererem aparecer na televisão...)!

É óbvio que se deve tomar precauções, de modo a detetar rapidamente o virus e evitar a propagação do mesmo que, em último caso, poderá levar a uma paralisação parcial da população, o que pode acarretar custos enormes para o país, nomeadamente económicos, pois levará ao fecho de empresas, escolas, etc...

MAS, a obrigação da Comunicação Social não é só avisar, mas também manter a calma entre a população, não omitindo factos importantes e positivos, como o n.º de casos resolvidos e a (pequena) taxa de mortalidade.

Noutro âmbito, o Governo deve, rapidamente, arranjar soluções para evitar o caos em que se poderão tornar os Hospitais Públicos quando chegar Setembro, Outubro, altura em que a Gripe (a normal...) é frequente.
É essencial continuar a dar prioridade a doenças e situações realmente graves e procurar formas confiáveis para que a medicação do Virus da Gripe possa ser receitada por telefone, evitando (ou reduzindo...) o "tal" caos...

Concluindo, e porque acho preocupante a influência que a Comunicação Social exerce sobre a população portuguesa, aconselho todos a procurarem informar-se acerca dos verdadeiros factos da Gripe A, difundindo essas informações.


Rui Jacinto

1 comentário:

  1. lol fez-me lembrar uma conversa que tive no outro dia. Viraram-se para mim e perguntaram: "qual é a tua opinião sobre a Gripe A?".

    Espanto! Pelos vistos todos devemos ter uma opinião formada sobre as várias estirpes de gripe :P?

    ResponderEliminar