domingo, 22 de março de 2009

Casamento Homossexual

Muito Boas Tardes,

Num altura em que está disponível no blog uma sondagem sobre o "nivel de concordância" com as questões homossexuais, vou expressar a minha opinião sobre este complexo e controverso tema.

Antes de mais, é importante explicar a expressão "nivel de concordância". Ora, na minha opinião, parece-me que se devem levantar várias questões sobre este tema, não se podendo resumir ao simples concordar ou não com a homossexualidade.

Primeira Questão: O que acha (a nivel natural) da homossexualidade? Deve ser respeitada?
Deve! Num Estado de Direito, não pode haver qualquer tipo de discriminação!! Ninguém deve ser discriminado apenas porque tem preferências sexuais diferentes! Contudo, a homossexualidade é contra-natura (isto é, não há reprodução e continuação da espécie humana entre casais homossexuais). Logo, quem o é deve respeitar quem não é, ou seja, deve compreender essa "diferença" e não procurar violar susceptibilidades, pois "a liberdade dum acaba quando começa a do outro".

Segunda Questão: Concorda com o casamento homossexual?
Depende! Concordo apenas se, e só se, fosse rectificada a lei que permite a adopção de crianças por parte de casais, pois a falta de especificação sobre a sexualidade daria automaticamente os mesmos direitos sobre a adopção de crianças e, nesse aspecto, discordo claramente. Se realmente existisse esse "cuidado", concordo com o casamento pois acho que os homssexuais devem poder usufruir dos direitos e deveres LEGAIS de serem casados, se assim o entenderem.

Terceira Questão: Concorda com a adopção de crianças por homossexuais?
Não, de todo!! Esta parece-me a questão mais fácil de justificar até porque, até hoje, apesar de respeitar opiniões contrárias, não acho que nenhum dos argumentos do "sim" seja suficientemente forte...
Ora, quais os argumentos mais usuais do "sim"?
1) "Sendo possível a adopção, à luz do Direito, por uma pessoa sozinha, é possível que essa pessoa seja homossexual e, até, viva com um parceiro do mesmo sexo":
Primeiro, é uma interpretação falseada da lei e realmente não é possível saber a sexualidade das pessoas (acredita-se nos factos...). Segundo, lá por já existirem alguns casos resultantes dessa interpretação da lei, não é razão para ser liberada pois, caso contrário, tudo o que já existe ilegal e não se consegue controlar legaliza-se, "instaurando-se" uma anarquia!!!
2) "É preferível as crianças viverem com pais homossexuais do que num orfanato, pois são mais amadas":
É?? Até que ponto? Até que ponto é que o "trauma" com que uma criança pode ficar sendo "diferente" dos colegas de escola, dos colegas de futebol (não nos podemos esquecer da "maldade" das crianças...) não será maior do que o "trauma" de viver numa instituição de acolhimento, desde que tenha as minímas condições para uma boa infância?? Até que ponto é que o facto duma criança ter dois "pais do mesmo sexo" não influenciará a sua sexualidade?? Até que ponto é que não será trágico para a sustentabilidade da espécie humana haver cada vez mais casais com impossibilidade de assegurar a reprodução?? Começar-se-à, no longo prazo, a caminhar para uma geração de humanos em que a maioria foi feito por máquinas (inseminação artificial) ?? Até que ponto não será mais proveitoso melhorar as condições dos orfanatos e, mais importante ainda, facilitar a adopção por casair heterossexuais, diminuindo as questões burocráticas?? Aliás, com a liberalização do aborto a tendência lógica é a diminuição das crianças abandonadas...

Para além disto, parece-me que uma razoável parte da população homossexual tem um comportamento demasiado radical, querendo implantar à força as suas ideias, não respeitando as questões éticas e morais que envolve este tema.

Em suma, não concordo com a discriminação mas não acho que tenha que ser imposta à sociedade uma liberdade total para aceitar os mesmos comportamentos de homossexuais do que os heterossexuais. Noutra perspectiva, concordo com o casamento desde que os direitos legais não impliquem a liberdade de adopção, algo que discordo profundamente.

Espero pelos vossas opiniões, as quais irei, como sempre, respeitar, mesmo que divirjam totalmente da minha.


Um bem haja,

Rui Jacinto

9 comentários:

  1. A homossexualidade não é contra-natura pois existe em grande diversidade na natureza, sendo a bissexualidade ainda mais ambundante.
    Quando dizes que te parece que uma parte razoável da população homossexual tem um comportamento demasiado radical, querendo implantar à força as suas ideias, estás a falar exactamente do quê? Não respeitam questões éticas e morais? Qual é o drama moral e ético do casamento gay? Estás a associar isso ao dilema moral inserido pela igreja, homossexualidade já existia na grécia antiga, apenas passando a "imoral" durante a ascenção do cristianismo.

    Se dizes "quem o é deve respeitar quem não é, ou seja, deve compreender essa "diferença" e não procurar violar susceptibilidades, pois "a liberdade dum acaba quando começa a do outro"." pode-se dizer o inverso pois tal como as susceptibilidades de heterossexuais podem ser feridas por comportamento homosexual o inverso também pode acontecer, além disso a liberdade de um acaba quando começa a do outro, um casal de namorados homossexual não faz mal nenhum a ninguém eles são livres de fazer o mesmo que um heterossexual pois não estão a obrigar ninguém a ficar a vê-los, se uma pessoa se sentir incomodada que se afaste ou que se aguente. Se uma pessoa não gostar da tua cara e disser que fere a sua susceptibilidade achas que tem o direito de exigir que tu não sais à rua sem a esconder?!? Pensa bem se homossexuais podeis ferir a susceptibilidade de heterossexuais o inverso também pode ocorrer.

    Dizes que não concordas com discriminação, no entanto ao dizeres que não concordas que tenham os mesmos comportamentos que heterossexuais estás a discriminar, tal como se fazia com os negros por exemplo, em que teóricamente tinham os mesmos direitos, no entanto a sua entrada estava restrita em diversos locais assim como certos comportamentos. Outro exemplo foi o caso
    em que as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens no entanto não podiam votar. Nessas alturas também achavam que era o que faziam o que era moral e ético, no entanto nós hoje olhamos para trás e percebemos o quão preconceituosas e inadequadas eram tais regras.

    Para falarmos de igualdade, temos de realmente tê-la. Achas que os homossexuais estão a tentar impor-se à força, pois não sei onde o fazem pois a unica vez que vejo algo que possa ser considerado uma manifestação é a marcha de orgulho gay.

    Proibias homossexuais de adoptarem? Então não respeitas a igualdade, sendo que, mesmo que o fizesses não seria nenhum impedimento para os homossexuais terem filhos... trauma que as crianças sofriam? Elas já saem dos orfanatos traumatizadas, se sofrem algum trauma por serem adoptadas não é por culpa dos pais/mães adoptivos mas pela forma antiquada e desajustada de algumas pessoas, sendo preciso dar o primeirom passo para mudar. Nos países com adopção legalizada para homossexuais as crianças são felizes, não são gozadas por outras crianças pois existem varias que são adoptadas, não sendo assim tão diferentes, e mesmo quando são gozadas são-no apenas por uma minoria, os chamados bullies e mesmo esses apenas o fazem raramente preferindo outros alvos, e porquê? porque existem outros adotados por homossexuais, não sendo por isso tão "diferentes"
    Falas de ser trágico para a sustentabilidade humana haver menos casais a reproduzir-se, mas homossexuais casados ou não já não se reproduzem ou fazem-no indo a bancos de esperma ou alugando barrigas de aluguer.

    E tudo isto eu digo enquanto heterossexual, apenas para não dizerem que a minha opinião está relacionada com a minha sexualidade

    Para se dizer que temos todos os mesmos direitos, temos mesmo de aplicar, caso contrário não vivemos num mundo realmente livre, pelo menos essa é a minha opinião

    ResponderEliminar
  2. Caro Leitor,

    Antes de mais quero agradecer a participação no blog com um comentário que, apesar de não ir de encontro à minha opinião, tem argumentos válidos, foentando o debate e partilha de opiniões, o grande objectivo do blog.

    Quando falo em "contra-natura" refiro-me ao facto de não ser humanamente possível a reprodução entre homossexuais, sem ser por métodos "contra-naturais", como a inseminação artificial.

    "Marcha do orgulho gay": será assim tão necessária? Existe marcha do orgulho hetero? Porquê tanta vontade de se mostrarem, sabendo que é um tema bastante susceptivel. Porque não esperar gradualmente pela eventual aceitação da população?

    Quanto à adopção, reitero que as condições dos orfanatos deveriam ser melhoradas para proporcionar melhores condições de vida às crianças e acredito que com a liberalização do aborto, o número de crianças "indesejadas" vai diminuir ao longo dos próximos anos...


    Rui Jacinto

    ResponderEliminar
  3. é verdade que não existe marcha do orgulho hetero mas também não há discriminação. E porque têm de esperar pelos outros? Nos tempos que correm para haver é necessário chamar a atenção para o que precisa de ser mudado, ou não é verdade? Além do mais, se há tanto tipo de marchas qual o problema deles organizerem as suas?

    ResponderEliminar
  4. Truz truz,com licença e já entrando.

    Também acho que a homossexualidade é contra natura, poupem-me aqueles que defendem os homossexuais , somos nós heteros é que estamos todos malucos e devemos dar as crianças todas para os homossexuais adoptarem, e quem vos disse que uma criança vai um dia agradecer por ter sido adoptada por homossexuais?

    Quem são vocês para se porem acima do equilibro do crescimento de uma criança?

    É preferível do que estar em orfanatos? Deixem-se disso, quantos casais heteros estão à espera de uma criança? O sistema é que é lento.
    Quer dizer os gajos não podem ter filhos pelo que acham normal , que desculpem-me a expressão, a ir ao rabinho uns aos outros, mas os heteros tinham que andar a fazer-lhes o favor de procriar para que eles pudessem adoptar, não? Esta é boa!

    ResponderEliminar
  5. Só mais uma coisa, quem gosta de andar nos blogues a dar a sua opinião, devia ter um blogue também, para que os outros dessem opiniões também do que escrevem e pensam, por isso não costumo dar muita importância a anónimos, pessoas que não dão a cara e se escondem atrás de um pc.

    ResponderEliminar
  6. Nem comento tamanha igonorância do último comentário, apenas digo que devia ter vergonha na cara. E quanto a não ter blog para os outros darem a sua opinião, não vejo necessidade para isso dado que a opinião pode ser expressa aqui.

    ResponderEliminar
  7. Como todo homossexual eu nao dormi hetero e acordei dizendo que a partir daquele dia iria ser gay!
    Sou casada com outra mulher a dez anos e nao acho que os heteros tenham que colocar filhos no mundo para os homossexuais criarem, mas se optaram por abandonar uma criança, o que tem de tão absurdo eu dar amor, um teto, estudo, uma familia e tudo que uma criança precisa para se desenvolver com dignidade?
    Uma criança pode nao agradecer por ter sido adotada por um homossexual, e sim por ter DOIS PAIS OU DUAS MAES.
    O equilibrio de uma criança nao depende da orientação sexual dos pais e sim na estrutura da familia, da linguagem e do diálogo.
    Minha sobrinha mora conosco e esta com oito anos. As respostas são dadas na linguagem dela quando as perguntas surgem e aos poucos ela foi entendendo que nao tem nada de errado em nossa casa, que existe amor e somos uma familia.
    Ela tem carater e valores que muitos filhos de heterossexuais nao teem!

    ResponderEliminar
  8. Cara alfabeta pelo seu comentário, arriscaria a dizer-lhe que falta as letras "an" antes do seu nome.

    Este é e sempre será um tema polémico mas são opiniões como a sua, que são totalmente dispensáveis pois não têm fundamento nenhum, baseando-se apenas no preconceito.

    Nenhum homossexual anda a pedir para os heterossexuais procriarem e abandonarem os seus filhos. O abandono de crianças é um facto.
    Acerca do seu comentário não digo mais nada porque seria pura perda de tempo. São pessoas como você que este país não está a precisar.

    Sou a favor do casamento homossexual. Relativamente à adopção, concordo parcialmente com o Rui Jacinto e com o senhor que fez o primeiro comentário.
    Note-se que contrariamente ao casamento, aqui já há uma terceira pessoa envolvida. Concordo com o Rui na medida em que a criança ia ser gozada pelos colegas na escola por ter dois pais do mesmo sexo mas não sei até que ponto seria melhor do que ficar num orfanato e possivelmente, mais tarde vir a tornar-se um delinquente (é um facto, a maior parte deles não tem pais).
    Até poderiam sofrer de bullyng mas isso seria só no inicio, quando ainda forem uma minoria. O problema aqui é a mentalidade dos heterossexuais, nós é que faríamos a criança sofrer. Além do mais, considero que seria totalmente possível a criança ocultar dos colegas, com o apoio dos pais, o facto de os dois pais serem do mesmo sexo, pelo menos no início, altura em que esta situação seria mais rara.

    Relativamente ao facto de a criança vir a tornar-se homossexual também, discordo totalmente.
    Um filho pode tornar-se homossexual mesmo tendo pais heteros. Porquê que o contrário não seria possível??

    Assim sendo, apesar de todas as polémicas que poderia causar, concordo também com a adopção. O grande problema que aqui é colocado, é a mentalidade da nossa sociedade e é preciso dar um passo em frente para que ela mude.

    Relativamente à marcha hetero. Obviamente que não há marchas heteros! Qual seria o seu objectivo? Igualdade de direitos? - os heteros têm superioridade de direitos.
    Que eu saiba só existe protestos quando existe algo pelo qual estamos a lutar para ter.

    ResponderEliminar
  9. Discordo completamente da "alfabeta".
    A pessoa "anonima" em questao so deu a sua opiniao, nao ofendeu ninguem por isso nao ha necessidade de vir com os tipicos comentarios à la pita do "ahh nem sequer das a cara, escondes te atras do pc bla bla bla"... Se a pessoa nao quer dar o nome, nao da! O que tá em questao aqui é a opiniao.
    E já que se fala em opiniao... Nao tens nada melhor que dizer do que achar que os heteros fazem filhos para os homossexuais terem?? LOL!
    Montes de pessoas têm filhos e deixam-nos a porta de um orfanato! Quem sao voces, anti-homossexuais, para acharem que a felicidade de uma criança apenas depende de um homem e uma mulher?
    Quantos e quantos casais homossexuais nos EUA adoptaram crianças e elas cresceram saudaveis, felizes, sem qualquer tipo de problema, como qualquer outra criança??? Em Portugal é que de maneira nenhuma conseguem tirar esta mentalidade antiquada da cabeça!


    E quem te disse A TI que uma criança um dia nao olhe a sua volta e agradeça sim, de facto, por ter crescido numa familia de homossexuais???


    Sem mais,

    Lara Santos
    (Nao nao tenho nenhum blog. Mas ta ai o meu nome, se te faz assim mesmo tanta confusao...)

    ResponderEliminar