quinta-feira, 9 de julho de 2009

Futebol - Qual Crise?

Caros Leitores,

Após alguns meses de "stand-by" do blog, regresso hoje com um tema que tinha prometido falar, mas que acabei por ainda não o fazer - o futebol, o desporto rei; o desporto que move multidões, paixões, que anima o mais desanimado dos seres humanos; que faz esquecer, por momentos, os problemas do dia-a-dia e que, por estas razões, é um dos grandes negócios dos novos tempos.

Assistimos, esta semana, a um espectáculo grandioso no mítico Estádio Santiago Barnabéu, no qual 85 mil pessoas no local (e, porventura, mais uns milhões fora dele) elevaram quase ao estatuto de Deus um português, um "mero" ser humano de 23 anos, cujos seus serviços custaram a pequena quantia de 94 (!!) milhões de euros - Cristiano Ronaldo de seu nome.

Tenho ouvido e lido ao longo do último mês que a quantia envolvida é "ridícula", "lamentável", "uma afronta à pobreza"...

É verdade que vivemos numa profunda crise sem fim à vista, é verdade que as dificuldades em ir sobrevivendo aumentam perigosamente, é verdade sim!

Mas, meus caros, também é verdade que, numa altura de crise, o Bom Investimento é necessário, o investimento cujas expectativas de retorno são reais.
É é isso que acontece no futebol, é isso que acontece no negócio galáctico "Cristiano Ronaldo". O investimento foi, sem dúvida, enorme mas o retorno esperado é, também sem dúvida, ainda maior.
Para além do retorno desportivo que CR9 pode ajudar o Real Madrid a alcançar, o retorno financeiro (equipamento desportivo, publicidade...) é praticamente adquirido.

Um exemplo comprovado deste sucesso foi a transferência de David Beckham para o LA Galaxy, dos EUA, numa zona do globo em que o futebol até nem é o desporto favorito dos habitantes...

Noutra perspectiva, a transferência de CR9 tem (e não escrevo "deve" mas sim "tem") de orgulhar todo e qualquer português.
Uma coisa é não gostar da personalidade, maneira de ser, atitudes do homem Cristiano Ronaldo (grupo no qual me incluo!), outra (errada, na minha modesta opinião) é desprezar a sua qualidade desportiva e o saudável mediatismo que o seu percurso tem dado ao nosso pequeno país, ao nosso Portugal.


Espero as vossas opiniões,

Rui Jacinto

4 comentários:

  1. Em relação à personalidade do rapaz, como não o conheço, não me manifesto. Agora, na minha opinião pessoal, o "português" tem uma certa dificuldade em lidar com o sucesso alheio. Já com o Mourinho é a mesma coisa... É pena!

    ResponderEliminar
  2. Deixei um comentário no post dos gays.

    Quanto ao Cristiano, grande orgulho nacional como jogador, de resto mais nada!

    ResponderEliminar
  3. 100% de acordo! Até já tinhamos falado disso antes, nas férias.

    "um abraço"

    ResponderEliminar
  4. Sim é ridiculo, sim é lamentavel e sim é completamente e absurdamente estupida a quantia que deram pelo CR.
    Eu tambem me incluo no grupo-dos-que-odeiam-cristiano-ronaldo mas nao falo propriamente do que ele é. O que eu acho é que ele é mediatico demais e so por isso é que aproveitam se disso porque jogar jogar sinceramente eu ate nem acho q ele jogue assim tanto... E agora dizias me tu "ah e o catano pq é o melhor do mundo" e eu dizia te "é a porra do mediatismo!" seria o mesmo que porem a paris hilton a jogar... tmb com certeza dps seria a melhor do mundo -.-
    Ja pa nao falar que de "saudavel" esse mediatismo dle nao tem nada... Mais valia ser considerado um "dalai lama" portugues do que propriamente o melhor (cof cof) jogador do mundo =D


    O que eu quero dizer é que acho mto bem q os portugueses terem orgulho daquilo q têm aqui(tu ate sabes bem q nem portuguesa eu sou =P) eu so acho estranho camuflarem o orgulho patriota nisso.
    Nao liguem ao que eu digo e tenham orgulho do CR sim sr! xD so tenham é cuidado com ilusoes....

    Tenho dito =)

    ResponderEliminar