quinta-feira, 17 de setembro de 2009

VOTAR é um Direito...e um Dever!

Antigamente, o direito a Votar não passava duma utopia, não era possível escolher qualquer representante, falava-se em falta de democracia... que realmente existia!

Depois, o Voto, apesar de ser um Direito, era limitado a mulheres, falava-se em falta de justiça...concordo!

Agora, o Voto é Universal, é um direito de todos cidadãos com mais de 18 anos e sem deficiências que o impeçam...é justo!

Supostamente, e pela lógica, TODOS deveriam exercer o seu direito de voto, o que quase aconteceu nas primeiras eleições após o 25 de Abril ("apenas" cerca de 8% de abstenção, o que já era muito para um povo que exigia a liberdade e o direito de escolha)...

Hoje em dia, a abstenção varia entre 50 e 60%, o que é trágico (e triste)...
E o que significa isto?? Significa que os nossos líderes são decididos por menos de metade dos eleitores, ou seja, o Partido vencedor é a Abstenção!!

Ora, eu até compreendo que a conduta dos partidos políticos não seja a melhor, que a população esteja saturada de falsas promessas, de suspeitas... Mas, TODOS têm o Direito de se envolver na actividade política, de expressar as suas ideias, de apresentar candidaturas...

Portanto, meus caros, vamos aproveitar o que os nossos antepassados tanto desejaram, tanto batalharam para que nós pudéssemos ter a liberdade para escolher os nossos lideres, para podermos ser os lideres... vamos VOTAR TODOS nos próximos dias 27 de Setembro e 11 de Outubro, independentemente do partido.

Se não acharem que há um melhor, votem no que acham menos mau MAS, por mim, por ti, por todos... VOTEM, o futuro do PAÍS está nas nossas mãos!


Rui Jacinto

Sem comentários:

Enviar um comentário