quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Eleições Legislativas – A minha análise do resultado

As eleições legislativas do passado dia 27 tiveram um resultado já esperado, sendo que, desta feita, as sondagens não erraram por muito, recuperando alguma credibilidade após o completo falhanço na previsão dos resultados das eleições para o Parlamento Europeu.

Na minha opinião, o que mais marcou estas eleições foi a não capacidade do PSD, atualmente segunda maior força partidária em Portugal, para ganhar os votos que o PS perdeu, que foram divididos pelo CDS, BE e…abstenção.

Como também já era esperado, o PS perdeu a maioria absoluta que teve durante os últimos 4 anos, o que irá limitar significativamente a sua atuação no próximo mandato, visto que terá que encontrar soluções juntamente com algum (PSD ou CDS) ou alguns partidos da oposição.

Assim sendo, os grandes vencedores foram o CDS e o BE, visto que a CDU continuou como estava, o PS perdeu um grande número de deputados e a maioria absoluta (tão desejada por José Sócrates) e o PSD, apesar de ter ganho 1 ponto percentual em relação às últimas legislativas, foi derrotado duma forma bastante significativa e, até, frustrante, tendo em conta as enormes críticas que o governo PS tem sido alvo e a crescente (e bem visível) contestação social.

Ora, o PSD acaba de perder uma oportunidade enorme para voltar ao governo, quem sabe até com maioria absoluta…

Por fim, não posso deixar de dar os Parabéns a CDS e BE pelo grande aumento de deputados em relação às últimas legislativas, resultado da excelente campanha e da excelente capacidade de liderança e de comunicação dos seus líderes e, também, ao PS porque quem fica em primeiro é sempre vencedor…

Rui Jacinto



Sem comentários:

Enviar um comentário